quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Deixe suas pernas firmes e torneadas com apenas dois meses de exercícios

Aprenda sequências simples que podem ser feitas em casa. De acordo com especialistas, musculação, calça apertada e salto alto não causam varizes

Da Redação do G1

Anos de futebol renderam a Djamille Braguinia pernas que chamam a atenção. “Perguntara uma vez se meu pai é dono de fábrica de colchão, porque tenho os coxões grandes e bonitos", conta a estudante.

Rainha de bateria tem que ter pernão. Ou não? “Não gosto de pernas muito musculosas, mas sim torneadas, femininas", diz Fernanda Figueiredo, rainha de bateria.

Quase todas as mulheres que procuram academias têm o mesmo desejo. Deixar as pernas mais bonitas, mais fortes. Mas se você não está assim tão habituada a pesos e equipamentos sofisticados, não se assuste. Exercícios simples, que você pode fazer em casa mesmo já dão resultado.

Você pode começar agora. O professor de educação física Roque Luz ensina no vídeo como fazer os exercícios. Atenção para as posições e posturas corretas.

Exercícios de força, com peso, não estouram vasos da perna ou dão varizes. “Isso é um mito. Na verdade, as varizes estão muito mais ligadas à questão de hormônio e à genética”, explica o professor.

O médico Arnaldo Menezes também confirma que musculação só dá varizes se for muito exagerado. E lista outros mitos: “Calça jeans apertada não dá varizes. Isso é mito. Subir escada também não dá varizes, pois é uma atividade física como outra qualquer. Sapato alto, que todo mundo acha que dá varizes, não dá varizes também.”

As causas são mesmo genéticas e hormonais. Para tirar manchinhas na pele, micro-varizes, o mais comum é aplicação de remédio no local. Some na hora. Mas a prevenção é mesmo exercício físico, de acordo com o médico.

“Começa com uma caminhada, 10 minutos para aquecer e jogar bastante sangue na musculatura. Depois faz o trabalho com agachamentos e avanços que mostramos. Após esse treino, entra de novo com treino aeróbico, de 10 a 20 minutos”, sugere Roque Luz. “De início já se percebe força, isso é rápido. Em dois ou três meses, na hora de colocar a saia, a moça já nota uma diferença na perna.”

Salto alto não causa varizes, mas pode provocar lesões na perna. Por isso a recomendação da Sociedade Brasileira de Ortopedia é que os sapatos com saltos superiores a quatro centímetros sejam usados durante três horas, no máximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolinha de Futebol do Náutico

Postagem do Dia