O que cada um deles ganhou em se considerando este limiar de idade? Entenda os critérios de avaliação
Fernando Pinto Ferreira*
Uma das atividades da Pluri consiste na avaliação do valor de mercado de jogadores de futebol. Ao longo do tempo, desenvolvemos ferramentas capazes de avaliar um jogador a partir de critérios técnicos, que possibilitem dar maior qualidade e transparência ao processo de negociação de atletas, ao tornar este processo passível de uma mensuração mais objetiva.
A "Análise Pluri do Valor de Mercado" de um jogador é feita com a utilização de software próprio, o Pluri Soccermetric, desenvolvido pelas áreas de análise econômica e sport business da Pluri Consultoria.
Para este estudo, concentramos a avaliação na comparação dos resultados obtidos nas carreiras de cada jogador e na avaliação de seus respectivos skills. É importante lembrar que buscamos identificar qual o jogador mais valioso, e não quem foi o melhor, pois a avaliação do valor de um jogador vai muito além de sua qualidade técnica e habilidade.
A metodologia do Pluri Soccermetric utiliza instrumentos estatísticos e econométricos para avaliar o valor de mercado dos jogadores, considerando 61 critérios de avaliação divididos em 12 ítens: idade, fundamentos, qualidade técnica e encantamento, capacidade de definição de jogo, aspectos táticos, força e condicionamento físico, disciplina e espírito de equipe, nível dos campeonatos que disputa, condição clínica, conquistas, retorno de marketing, convocações para seleção.
A avaliação que fizemos de Pelé e Maradona considera os feitos dos mesmos nas respectivas épocas em que atuaram. Ou seja, não levamos em consideração se em épocas passadas (quando atuaram Pelé e Maradona) o futebol era mais ou menos difícil de ser praticado - deixamos isso para avaliação de torcedores e da imprensa esportiva.
*Economista, Especialista em Gestão e Marketing do Esporte e Pesquisa de Mercado.
Contato: fernando@pluriconsultoria.com.br
Contato: fernando@pluriconsultoria.com.br
Twitter: @fernandopluri
Fonte: universidadedofutebol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário